sábado, 5 de junho de 2010

Oficina de jogos pedagógicos



Oficina 01

Caixa ilustrada

Material

• papel dupla fase (colorido)

• caixa de fósforos.

• livro

• cartolina

• pincel

• cola

• tesoura



Objetivo : Desenvolver a percepção da linguagem escrita; promover a associação da palavra com a figura e dos grafe mas com os fonemas.
Materiais necessários :Caixinhas de fósforo; figuras pequenas; letras recortadas.
Modo de jogar : As professoras deverão formar as palavras de acordo com a figura.


Oficina 02

Formando palavras

Material

• envelope 10

• livros

• cartolina

• cola

• tesoura

• pincel

"FORMANDO PALAVRAS"



* Peças: Envelope com 4 figuras, 4 tiras com as palavras, as sílabas e as letras das respectivas palavras. Esse jogo dá para 7 grupos de 4 crianças. Na foto estão as peças de 1 envelope (são 28 palavras).

* Objetivos: Diferenciar desenho, palavra, sílaba e letra. Ler as palavras e associar aos desenhos. Decompor as palavras em sílabas e posteriormente em letras. Analisar as relações entre palavra/sílaba/letra. Discutir com o grupo as estratégias de leitura/escrita. Este jogo possibilita analisar a palavra/sílaba/letra (decomposição) ou letra/sílaba/palavra (composição). Dependerá da necessidade da turma.

* Como jogar (decomposição): Abrir o envelope e separar as figuras, as palavras, as sílabas e as letras. Organizar as figuras e a decomposição (logo abaixo da figura).

Exemplo:

BEBÊ

BE - BÊ

B - E - B - Ê

* Sugiro como desdobramentos:

a) Com o mesmo jogo, usando apenas as figuras, as palavras/sílabas/letras serão escritos pelas crianças.

b) Em outro dia, pode-se fornecer o material para que os grupos confeccionem um outro jogo fazendo os desenhos e escrevendo as palavras/letras/sílabas

c) Escrita das regras do jogo.

* Não se esqueça: observar os grupos, interferindo se necessário, pois as crianças podem ser de níveis de construção de escrita diferentes.

Mural de sílabas

Material

• cartolina

• gravuras

• sílabas móveis

• cola

• tesoura

• pincel

• lápis de cera

Jogo de sílabas


Um outro jogo confeccionado foi o de sílabas. Para o mesmo utilizamos cartelas

De papel colorido e figuras recortadas de revistas. A palavra foi dividida em sílabas e

coladas em pedacinhos de papel, quando o vocábulo era mais complexo, colamos uma

sílaba na cartela, de modo a facilitar. A criança deverá encontrar as sílabas

correspondentes a cada palavra e montar na cartela.

Figura 8: jogo de sílabas


Oficina 03

Material

• cartolina

• cola

• tesoura

• gravura

• papel dupla face

Preguicinha Oral

Uma das atividades que mais gosto na Alfabetização Natural é a Preguicinha.
O seu processo é a leitura lenta, enunciando-se o som de cada letra à medida que vai sendo descoberto, procurando-se emendar cada som emitido ao seguinte, como na palavra original. Não deixando que fiquem isolados. Após o término, releitura em velocidade normal.
O objetivo dessa atividade e fazer o aluno compreender o processo analítico que está realizando. A preguicinha é uma análise estrutural. O todo significado da palavra permanece inteiro, não é destruído, seu significado não é despedaçado em partes menores, sem conteúdo ideativo. O aluno aprende a descobrir o valor sonoro de cada letra ou conjunto de letras, dentro do todo audiovisual da palavra inteira, sem isolá-las. Isto é a Preguinha!
Esta é uma atividade que faço diariamente, fora da sala de aula. Algumas vezes em grupo e outras de forma individual.,sempre que vamos iniciar o estudo de uma letra ou em qualquer outra atividade que desperte a curiosidade de cada aluno a descobrir novas palavras e ampliar o seu vocabulário.
As crianças ADORAM!!!

Disponibilizo aqui algumas das inúmeras palavras que temos na sala de aula para realizar a atividade. Como mencionei acima, ela pode ser realizada com a turma toda, individualmente ou em grupos, como um jogo entre os alunos.


Os cartões são feitos de cartolina. O envelope de papel colorset. O envelope não posui segredo! É só cortar o papel, dobrá-lo e colá-lo. Não se esquecer de deixar as duas laterais abertas para se puxar a palavra e guardá-la depois!


Material

• caixas de fósforo

• pincel

• gravura

• papel dupla face

Joguinhos para Leitura

.Leitura na caixinha de fósforo...


A criança lê a palavra que está fora da caixinha e depois confere abrindo-a.
Façam também...


Oficina 04


Material

• papel dupla face

• pincel

• cola

• papel ofício

ADIVINHAS 4 OPÇÕES



Esse kit de adivinhas consiste em um conjunto de perguntas das adivinhas e um repertório possível de resposta composto de 4 palavras para cada adivinha, indicadas pela cor. O jogo consiste em procurar, dentre as palavras daquele grupo (de mesma cor), a que responde à adivinha. As outras palavras são palavras que apresentam aspectos como: têm mesma letra inicial e/ou mesmo tamanho, a primeira vogal coincide ou inicia com a primeira vogal presente na resposta, apresenta número de letras correspondentes ao número de sílabas da resposta à adivinha, tem letras parecidas etc. Esses aspectos vão se constituir em desafios para o jogador que ainda não tem domínio de leitura, provocando a reflexão, a comparação, o uso dos conhecimentos de que dispõe sobre o sistema alfabético e de estratégias de leitura.


Algumas sugestões de adivinhas:

O que é, o que é?
Que as crianças fazem,
mas a gente não vê?

barulho baralho bagunça aluno

O que é, o que é?
Tem coroa
mas não é rei?

abacaxi abacate avião ave

O que é o que é?
Quando parte uma, partem as duas,
quando chega uma, chegam as duas?

pernas penas emas perto

O que é, o Que é?
É meu, mas meus amigos
usam mais do que eu?

nome nove homem ovo

O que é que?
quanto mais se perde,
mais se tem?

Sono sino osso som

O que é, o que é?
feito pra comer,
mas não come?

garfo girafa garra aro

O que é, o que é?
Tem linha, mas não é carretel,
fala, mas não tem boca,
ouve, mas não tem ouvido?

telefone tela televisão elefante

O que é, o que é,
Que sobe e desce
e não sai do lugar?

escada sacada escola ela

O que é que salta,
dá um espirro
e vira pelo avesso?

pipoca poça oca patota

O que é que
por mais que seja cortado
fica do mesmo tamanho?

baralho ralo barulho balaio

O que fica molhado
na hora que seca?

toalha tomada tala olha

Material

• cartolina

• papel dupla face

• tesoura

• cola

• gravura

• pincel

Resultados e Análise

Pode-se ressaltar que a pesquisa por jogos didáticos foi muito proveitosa, e, a

cada descoberta, surgiam mais idéias e adaptações que poderiam ser feitas até mesmo

com jogos já existentes, como o caso do jogo da memória. Para esse jogo, buscamos

incluir figuras e nomes, diferentemente do jogo tradicional, que nas duas partesencontram-se figuras.


Figura 2: jogo da memória - Figura 3: jogo da memória -

figuras e palavras inteiras figuras e palavras para completar

A figura 2 mostra o jogo da memória feito com uma figura colada em uma

cartela e seu respectivo nome colado em outra. Dessa forma, a criança terá o trabalho de

ler o nome e associar a figura presente na outra cartela. Já a figura 3, exibe o mesmo

jogo, só que com alterações na cartela com o nome escrito. Em nível mais avançado, o

aluno pegará a cartela com o nome, e tentará associar à figura, mas o detalhe desse jogo

é que a palavra não está escrita inteiramente, faltam letras, e nesse caso, antes de

descobrir o par, o jogador terá que descobrir qual é a palavra.

As cores e os trabalhos bem feitos também atraem as crianças. Se for o caso de

trabalhar com sucatas, não se faz tantas exigências, mas se for o caso de aquisição de

materiais para serem confeccionados, deve-se optar por cores fortes e vibrantes. O

aproveitamento de materiais também é levado em conta, no jogo “Lince”, adaptação de

um jogo já existente, pode-se observar as cores utilizadas: para o tabuleiro foi utilizada

uma folha de papel cartão azul-escuro, e para as cartelas com os nomes foram utilizados

retalhos de papéis coloridos. Esse jogo, segue a foto abaixo, foi pensado da seguinte

maneira: é para ser jogado no mínimo com três jogadores, sendo que um ficará somente

sorteando as palavras. Esse jogador pegará uma palavra de dentro de um saco e

mostrará aos demais jogadores, aquele que ler e primeiro encontrar a figura

correspondente no tabuleiro ganha a cartela. Vencerá o jogador que obtiver mais cartelas.


2 comentários:

  1. Gente,
    Eh gentil citar a fonte das propostas postadas no blog quando nao sao de sua propria autoria. Pensem nisso!
    O jogo das Adivinhas 4 Opçoes - proposta, texto, foto - foi retirado do blog oficinasdealfabetizacao.blogspot.com.
    Divulgar eh legal (nos dois sentidos da palavra), mas nao custa dar o credito, ne, gente?
    Lica

    ResponderExcluir
  2. Nossa estas atividades são muito boas. Parabéns!!!!Gisiane Schneider Ferreira - Coordenadora Pedagógica do Grupo ação Voluntária Francisco de Assis.

    ResponderExcluir