Oficina 01
Caixa ilustrada
Material
• papel dupla fase (colorido)
• caixa de fósforos.
• livro
• cartolina
• pincel
• cola
• tesoura
Objetivo : Desenvolver a percepção da linguagem escrita; promover a associação da palavra com a figura e dos grafe mas com os fonemas.
Materiais necessários :Caixinhas de fósforo; figuras pequenas; letras recortadas.
Modo de jogar : As professoras deverão formar as palavras de acordo com a figura.
Oficina 02
Formando palavras
Material
• envelope 10
• livros
• cartolina
• cola
• tesoura
• pincel
"FORMANDO PALAVRAS"
* Peças: Envelope com 4 figuras, 4 tiras com as palavras, as sílabas e as letras das respectivas palavras. Esse jogo dá para 7 grupos de 4 crianças. Na foto estão as peças de 1 envelope (são 28 palavras).
* Objetivos: Diferenciar desenho, palavra, sílaba e letra. Ler as palavras e associar aos desenhos. Decompor as palavras em sílabas e posteriormente
* Como jogar (decomposição): Abrir o envelope e separar as figuras, as palavras, as sílabas e as letras. Organizar as figuras e a decomposição (logo abaixo da figura).
Exemplo:
BEBÊ
BE - BÊ
B - E - B - Ê
* Sugiro como desdobramentos:
a) Com o mesmo jogo, usando apenas as figuras, as palavras/sílabas/letras serão escritos pelas crianças.
b) Em outro dia, pode-se fornecer o material para que os grupos confeccionem um outro jogo fazendo os desenhos e escrevendo as palavras/letras/sílabas
c) Escrita das regras do jogo.
* Não se esqueça: observar os grupos, interferindo se necessário, pois as crianças podem ser de níveis de construção de escrita diferentes.
Mural de sílabas
Material
• cartolina
• gravuras
• sílabas móveis
• cola
• tesoura
• pincel
• lápis de cera
Jogo de sílabas
Um outro jogo confeccionado foi o de sílabas. Para o mesmo utilizamos cartelas
De papel colorido e figuras recortadas de revistas. A palavra foi dividida em sílabas e
coladas em pedacinhos de papel, quando o vocábulo era mais complexo, colamos uma
sílaba na cartela, de modo a facilitar. A criança deverá encontrar as sílabas
correspondentes a cada palavra e montar na cartela.
Figura 8: jogo de sílabas
Material
• cartolina
• cola
• tesoura
• gravura
• papel dupla face
Preguicinha Oral
Uma das atividades que mais gosto na Alfabetização Natural é a Preguicinha.
O seu processo é a leitura lenta, enunciando-se o som de cada letra à medida que vai sendo descoberto, procurando-se emendar cada som emitido ao seguinte, como na palavra original. Não deixando que fiquem isolados. Após o término, releitura em velocidade normal.
O objetivo dessa atividade e fazer o aluno compreender o processo analítico que está realizando. A preguicinha é uma análise estrutural. O todo significado da palavra permanece inteiro, não é destruído, seu significado não é despedaçado em partes menores, sem conteúdo ideativo. O aluno aprende a descobrir o valor sonoro de cada letra ou conjunto de letras, dentro do todo audiovisual da palavra inteira, sem isolá-las. Isto é a Preguinha!
Esta é uma atividade que faço diariamente, fora da sala de aula. Algumas vezes em grupo e outras de forma individual.,sempre que vamos iniciar o estudo de uma letra ou em qualquer outra atividade que desperte a curiosidade de cada aluno a descobrir novas palavras e ampliar o seu vocabulário.
As crianças ADORAM!!!
Disponibilizo aqui algumas das inúmeras palavras que temos na sala de aula para realizar a atividade. Como mencionei acima, ela pode ser realizada com a turma toda, individualmente ou em grupos, como um jogo entre os alunos.
Os cartões são feitos de cartolina. O envelope de papel colorset. O envelope não posui segredo! É só cortar o papel, dobrá-lo e colá-lo. Não se esquecer de deixar as duas laterais abertas para se puxar a palavra e guardá-la depois!
Material
• caixas de fósforo
• pincel
• gravura
• papel dupla face
Joguinhos para Leitura
.Leitura na caixinha de fósforo...
A criança lê a palavra que está fora da caixinha e depois confere abrindo-a.
Façam também...
Oficina 04
Material
• papel dupla face
• pincel
• cola
• papel ofício
ADIVINHAS 4 OPÇÕES
Esse kit de adivinhas consiste em um conjunto de perguntas das adivinhas e um repertório possível de resposta composto de 4 palavras para cada adivinha, indicadas pela cor. O jogo consiste em procurar, dentre as palavras daquele grupo (de mesma cor), a que responde à adivinha. As outras palavras são palavras que apresentam aspectos como: têm mesma letra inicial e/ou mesmo tamanho, a primeira vogal coincide ou inicia com a primeira vogal presente na resposta, apresenta número de letras correspondentes ao número de sílabas da resposta à adivinha, tem letras parecidas etc. Esses aspectos vão se constituir em desafios para o jogador que ainda não tem domínio de leitura, provocando a reflexão, a comparação, o uso dos conhecimentos de que dispõe sobre o sistema alfabético e de estratégias de leitura.
Algumas sugestões de adivinhas:
O que é, o que é?
Que as crianças fazem,
mas a gente não vê?
barulho baralho bagunça aluno
O que é, o que é?
Tem coroa
mas não é rei?
abacaxi abacate avião ave
O que é o que é?
Quando parte uma, partem as duas,
quando chega uma, chegam as duas?
pernas penas emas perto
O que é, o Que é?
É meu, mas meus amigos
usam mais do que eu?
nome nove homem ovo
O que é que?
quanto mais se perde,
mais se tem?
Sono sino osso som
O que é, o que é?
feito pra comer,
mas não come?
garfo girafa garra aro
O que é, o que é?
Tem linha, mas não é carretel,
fala, mas não tem boca,
ouve, mas não tem ouvido?
telefone tela televisão elefante
O que é, o que é,
Que sobe e desce
e não sai do lugar?
escada sacada escola ela
O que é que salta,
dá um espirro
e vira pelo avesso?
pipoca poça oca patota
O que é que
por mais que seja cortado
fica do mesmo tamanho?
baralho ralo barulho balaio
O que fica molhado
na hora que seca?
toalha tomada tala olha
Material
• cartolina
• papel dupla face
• tesoura
• cola
• gravura
• pincel
Resultados e Análise
Pode-se ressaltar que a pesquisa por jogos didáticos foi muito proveitosa, e, a
cada descoberta, surgiam mais idéias e adaptações que poderiam ser feitas até mesmo
com jogos já existentes, como o caso do jogo da memória. Para esse jogo, buscamos
incluir figuras e nomes, diferentemente do jogo tradicional, que nas duas partes
Figura 2: jogo da memória - Figura 3: jogo da memória -
figuras e palavras inteiras figuras e palavras para completar
A figura 2 mostra o jogo da memória feito com uma figura colada em uma
cartela e seu respectivo nome colado em outra. Dessa forma, a criança terá o trabalho de
ler o nome e associar a figura presente na outra cartela. Já a figura 3, exibe o mesmo
jogo, só que com alterações na cartela com o nome escrito. Em nível mais avançado, o
aluno pegará a cartela com o nome, e tentará associar à figura, mas o detalhe desse jogo
é que a palavra não está escrita inteiramente, faltam letras, e nesse caso, antes de
descobrir o par, o jogador terá que descobrir qual é a palavra.
As cores e os trabalhos bem feitos também atraem as crianças. Se for o caso de
trabalhar com sucatas, não se faz tantas exigências, mas se for o caso de aquisição de
materiais para serem confeccionados, deve-se optar por cores fortes e vibrantes. O
aproveitamento de materiais também é levado em conta, no jogo “Lince”, adaptação de
um jogo já existente, pode-se observar as cores utilizadas: para o tabuleiro foi utilizada
uma folha de papel cartão azul-escuro, e para as cartelas com os nomes foram utilizados
retalhos de papéis coloridos. Esse jogo, segue a foto abaixo, foi pensado da seguinte
maneira: é para ser jogado no mínimo com três jogadores, sendo que um ficará somente
sorteando as palavras. Esse jogador pegará uma palavra de dentro de um saco e
mostrará aos demais jogadores, aquele que ler e primeiro encontrar a figura
correspondente no tabuleiro ganha a cartela. Vencerá o jogador que obtiver mais cartelas.
Gente,
ResponderExcluirEh gentil citar a fonte das propostas postadas no blog quando nao sao de sua propria autoria. Pensem nisso!
O jogo das Adivinhas 4 Opçoes - proposta, texto, foto - foi retirado do blog oficinasdealfabetizacao.blogspot.com.
Divulgar eh legal (nos dois sentidos da palavra), mas nao custa dar o credito, ne, gente?
Lica
Nossa estas atividades são muito boas. Parabéns!!!!Gisiane Schneider Ferreira - Coordenadora Pedagógica do Grupo ação Voluntária Francisco de Assis.
ResponderExcluir